LOGOMARCA

EDITAL
CONCURSO DE LOGOMARCAS PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO (CAU-UFMS) DA UFMS E PARA O CENTRO ACADÊMICO (CAAU- UFMS) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UFMS

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS e o Centro Acadêmico, tornam público por meio deste Edital, o concurso para escolha de suas logomarcas do CAU-UFMS e do CAAU-UFMS, conforme as normas do regulamento a seguir.

1. DO OBJETIVO

1.1 O presente concurso tem como objetivo escolher 2 (duas) logomarcas sendo uma para o Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da UFMS e outra para o Centro Acadêmico do CAU UFMS;
1.2 As logomarcas vencedoras passarão a ser propriedade exclusiva do CAU UFMS e do CAAU-UFMS e será utilizada em todos os impressos, sites, eventos, folderes, cartazes, envelopes e outros meios.

2. DO NÚMERO DE PROPOSTAS

Cada proponente poderá inscrever 01(uma) proposta de logomarca para cada: 01 (uma) para o CAU-UFMS e outra para o CAAU- UFMS.

3. DOS PROPONENTES ELEGÍVEIS

O concurso é aberto a quaisquer interessados em enviar propostas e que aceitarem as
regras desse edital, excetuando-se os membros da Comissão Julgadora do concurso.

4. DAS INSCRIÇOES DAS PROPOSTAS

4.1 Serão aceitas propostas de logomarcas que se utilizem, unicamente, de tipos gráficos (logotipo) ou que se utilize de tipos gráficos juntamente com um símbolo gráfico (logomarca). Não serão aceitas propostas que utilizem apenas símbolos.
O nome do Curso e o nome do Centro Acadêmico são obrigatórios nas marcas propostas.
4.2 A inscrição das propostas dar-se-á mediante o preenchimento da ficha de inscrição anexa ou online da ficha de inscrição do concurso, disponível também no noste www.5semanau.blogspot.com, durante o período válido para as inscrições, de acordo com os itens 5.1 e 5.2 deste edital.
4.3 Deverão ser enviadas para o e-mail arq.faeng@ufms.br , em versões monocromáticas ou em escala de cinza das propostas, e versões coloridas (contendo mais de uma cor). 
4.4 O proponente deverá anexar à ficha de inscrição online um arquivo digital contendo a logomarca em formato vetorial (.ai, .cdr ou .svg), um arquivo digital contendo a logomarca com a extensão .png (Sigla para Portable Network Graphics) e,
caso o proponente julgue necessário, um arquivo em PDF com explicações conceituais
sobre a logomarca e/ou demonstrativos de aplicabilidade.
4.5 As inscrições são gratuitas e não serão aceitas após o horário e o período definidos
neste edital.
4.6 É proibido ao proponente divulgar sua (s) submissão (ões) até o término deste concurso.

5. CALENDÁRIO

5.1 11/06/2014– Abertura das inscrições e entrega das propostas.
5.2 23/08/2014 – Encerramento das inscrições e entrega das propostas.
5.3 até 30/08/2014 – Julgamento das propostas por parte da Comissão Julgadora.
5.6 09 a 12/09/2014 – Voto nas melhores propostas e Previsão da homologação dos resultados.
5.7 O período de inscrições pode ser prorrogado pela Comissão Organizadora, caso
esta julgue necessário, em até um mês a partir da data prevista no item 5.2.

6. DA COMISSAO JULGADORA

6.1 Será composta por 05 (cinco) membros, sendo:
a) 02( dois) docentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo; 
b) 02( dois) discentes do Curso;
c) Um convidado externo da área de publicidade.
6.2 A presidência da Comissão julgadora será escolhida entre seus membros, sendo essa função opcional e de caráter de gerenciamento, não havendo qualquer vantagem em termos de voto.

7. DA SELEÇÃO E DO JULGAMENTO

7.1 A Comissão Julgadora deferirá o julgamento de cada proposta apresentada, caso a
mesma estiver em consonância com o regulamento do concurso. Caso contrário, o trabalho será automaticamente desconsiderado, não cabendo recurso do (a) participante.
7.2 A Comissão Julgadora não conhecerá os responsáveis pelas propostas submetidas
tendo contato apenas com as logomarcas enviadas.
7.3 A Comissão Julgadora selecionará dentre todas as logomarcas as 5 (cinco) mais
prestigiadas pela mesma.
7.4 São critérios específicos para o julgamento das propostas:

a) Relação com as finalidades do Curso e do CA;
b) Criatividade (inovação conceitual e técnica);
c) Originalidade (desvinculação de outras marcas existentes);
d) Aplicabilidade (diferentes aplicações em impressos e digital);
e) Comunicação (concisão e universalidade).

7.5 Cada critério deverá ser pontuado com um valor entre 0 e 10, com intervalos de
meio ponto. Os detalhamentos das pontuações não serão amplamente divulgados, sendo apenas disponibilizados para a Coordenação do Curso e para a Diretoria do Centro Acadêmico e para o proponente, em caso de recurso.
7.6 Os trabalhos que obtiverem o maior número de pontos serão selecionados para voto aberto, onde os alunos, docentes e funcionários do curso serão responsáveis pela decisão final da logomarca através de votos a serem dados durante o Evento da 5ª.  SEMANAU de 9 a 12 de setembro de 2014.
7.7 Havendo empate, a Comissão Julgadora realizará votação interna para proferir o desempate.
7.8 A Comissão Julgadora se reserva o direito de não eleger vencedor a nenhum dos trabalhos apresentados caso nenhum deles esteja de acordo com este edital ou deixe de apresentar o nível de qualidade desejado. O cancelamento do concurso deverá ser
consumado quando da existência de 50% mais 1 votos favoráveis ao cancelamento do
total de integrantes da Comissão Julgadora.

8. DOS DIREITOS DE PROPRIEDADES DA LOGOMARCA VENCEDORA

8.1 A proposta premiada em primeiro lugar terá sua propriedade intelectual cedida de
pleno direito, e por prazo indeterminado ao Curso e ao Centro Acadêmico, não cabendo à mesma quaisquer ônus sobre seu uso, pagamento de cachês, direitos autorais e outros pagamentos/ressarcimentos que venham a ser reivindicados pelos participantes do concurso.

8.2 Fica estabelecida, com o autor do trabalho vencedor, a assinatura de um Termo de
Cessão dos Direitos Autorais para uso pleno da logomarca pelo CAU UFMS e pelo CAAU- UFMS.
8.3 Os demais trabalhos inscritos no concurso não serão desenvolvidos, porém não serão utilizados para quaisquer outros fins, cabendo ao CAU UFMS dar-lhes o descarte adequado.

9. DA PREMIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1 A homologação do resultado final do Concurso acontecerá no encerramento da V Semana de Arquitetura e Urbanismo da UFMS no dia 12 de setembro de 2014 e posterior no site da UFMS www.ufms.br e do Curso. 

9.2 Haverá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) ao para cada autor das logomarcas escolhidas. 

10. DAS ORIENTAÇÕES GERAIS

O CAU UFMS poderá cancelar o concurso de que trata esse Edital a qualquer momento, em razão de caso fortuito ou de força maior e também por ausência de inscrições, a seu critério, sem que isso implique em qualquer direito indenizatório.

11. COMISSÃO ORGANIZADORA

É composta pelo Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS e pelo Presidente do Centro Acadêmico do Curso.



FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

NOME (RESPONSÁVEL):

EQUIPE(MEMBROS):

ENDEREÇO:

EMAIL:                                                                            CELULAR


MEMORIAL DA PROPOSTA( texto explicativo).