TRABALHOS

EDITAL PARA O ENVIO DE TRABALHOS DA V SEMANAU

CAPÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1o. A Comissão Científica da V Semana de Arquitetura e Urbanismo da UFMS (SEMANAU) faz saber que estão abertas, a partir do dia 12 de junho de 2014, as inscrições para envio de trabalhos científicos da V SEMANAU.
Art. 2o. A inscrição de trabalhos será realizada através de formulário disponível no endereço eletrônico http://5semanau.blogspot.com.br/. Esse deverá ser totalmente preenchido e enviado por um dos autores, até às 23 horas e 59 minutos do dia 26 de agosto de 2014 para o email arq.faeng@ufms.br.
§ 1. – O envio de trabalhos será realizado apenas por meio do site do evento e pelo email. Trabalhos enviados por outros meios não serão aceitos.
§ 2. – É condição sine qua non para envio de trabalho, que pelo menos um dos autores esteja inscrito na V SEMANAU até dia 09 de agosto de 2014.
§ 3. – Serão aceitos trabalhos dentro da Temática PATRIMÔNIO, ARQUITETURA E CIDADE, nos seguintes temas de discussão:
1. A Universidade e as sua relação com a cidade: busca discutir a pesquisa, a extensão, educação em arquitetura e urbanismo com foco na integração Universidade/Sociedade;
2. A cidade preservada: arquitetura e memória: busca discutir os problemas da arquitetura histórica e a memória e como a arquitetura está sendo preservada. Políticas públicas, ações de preservação, importância do tombamento, das leis, das ações e dos incentivos;
3. Arquitetura e Urbanismo na contemporaneidade e os novos desafios: discutir os valores da contemporaneidade e como a arquitetura e urbanismo se encontram nesse momento. Discutir a qualidade do projeto, do espaço edificado, do espaço e da paisagem;
4. A tecnologia, a conservação do patrimônio e as ações: discussão dos meios e das técnicas existentes e disponíveis para a preservação dos edifícios; a restauração, os métodos e técnicas, soluções existentes, alternativas. O uso de ferramentas especiais, o desenho digital, as experiências existentes.
§ 4. – Serão aceitos apenas um trabalho por autor.

Art. 3o. Serão aceitos trabalhos de Pesquisa Científica, de Projeto de Extensão, de Relato de Experiência ou de Propostas para Discussão.

Art. 4o. O autor indicará se é para a apresentação oral ou para pôster, diretamente no formulário de inscrição.


CAPÍTULO II – DA NORMATIZAÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 5o. Resumos de trabalhos do tipo “pesquisa científica” e “projeto de extensão” devem conter obrigatoriamente: Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Conclusões, não podendo ultrapassar 3000 (três mil) caracteres.
Art. 6o. Resumos do tipo “relato de experiência” e “Propostas para Discussão” devem conter obrigatoriamente: Introdução, Relato de Experiência, Discussão e Conclusões, não podendo ultrapassar 3000 (três mil) caracteres. 
Art. 7o. Os resumos não devem vir acompanhados de imagens, gráficos ou tabelas.
Art. 8o. As referencias bibliográficas deverão ser listadas na formatação preconizada pela ABNT no campo apropriado.


CAPÍTULO III – DA SELEÇÃO

Art. 9o. Após o encerramento das inscrições, os trabalhos serão encaminhados sem Identificação à Comissão de Avaliação dos Trabalhos para a seleção dos trabalhos aprovados. 
Art. 10. A aprovação dos trabalhos está condicionada a qualidade dos mesmos em relação à relevância do estudo e ao atendimento das normas deste Edital. O número de trabalhos aprovados não tem qualquer relação com o espaço físico destinado a apresentação.
Art. 11. Trabalhos não aprovados na modalidade apresentação oral concorrerão automaticamente na modalidade pôster. 
Art. 12. A confirmação do aceite dos trabalhos estará disponível no site a partir de 26 de agosto de 2014 e o resultado será comunicado através do e-mail fornecido pelo autor no momento da inscrição.

CAPÍTULO IV – DAS APRESENTAÇÕES ORAIS

Art. 13. Os três trabalhos da categoria Pesquisa Científica cujos resumos têm a melhor avaliação, serão selecionados para apresentações orais com slides. Os demais escolhidos deverão fazer uma apresentação de pôster.
Art. 14. Cada apresentador oral tem disponível para a exposição com o auxílio de slides de, no máximo, 30 (trinta) minutos sobre o seu trabalho.
Art. 15. O apresentador deve comparecer ao local do evento com uma hora de antecedência portando um pen drive com o arquivo em pptx que será utilizado na apresentação.
§ 1o – Os apresentadores que não cumprirem esta regra não receberão certificado de apresentação no V SEMANAU.
§ 2o – O apresentador deve permanecer no local até que todas as apresentações sejam realizadas sob pena de não receber certificado de apresentação no V SEMANAU.
Art. 16. A apresentação oral ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro de 2014, das 8.30 as 12.30 hs de acordo com o Calendário do Evento. Este horário pode ser alterado por decisão da Comissão Organizadora.

CAPÍTULO V – DAS APRESENTAÇÕES EM PÔSTER

Art. 17. Os pôsteres devem ter 80 cm de largura e 100 cm de altura, contendo texto, plantas, fotos, tabelas, gráficos e desenhos e sugere-se a disponibilização de email para contato no pôster. As apresentações dos mesmos deverão ser realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas mudanças sem o consentimento prévio da Comissão Organizadora. Os candidatos cujos trabalhos forem aprovados ficam desde já cientes de que a comissão organizadora não será responsável pela confecção, transporte e/ou guarda dos pôsteres, durante e após o horário de encerramento do evento.
Art. 18. Os pôsteres serão fixados pela Coordenação do Evento no dia 9 de setembro de 2014 mas seus apresentadores devem comparecer no dia 9 de setembro a partir das 13.30 hs para a abertura da exposição e eventual apresentação.
Art. 19. O apresentador de cada pôster deve estar ao lado de seu trabalho no momento da avaliação. Cada apresentador faz uma breve exposição de 5 (cinco) minutos sobre seu trabalho e em seguida, será aberta à discussão entre o apresentador e a comissão avaliadora.
§ 1o – O apresentador deve cuidar de seu trabalho durante todo o período de debates e exposição de seu pôster sob pena de não receber certificado de apresentação no V SEMANAU.
Art. 20. A apresentação de pôsteres ocorrerá nos dias 09 de setembro 2014 das 13.30 as 17horas.
CAPÍTULO VI – DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Art. 21. Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos segundo a ordem cadastrada de autores. O certificado será emitido de acordo com os dados enviados na inscrição, conferidos e retirados diretamente com comissão organizadora, após a apresentação do trabalho e em período a ser divulgado.
Art. 22. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Científica e pela Comissão de Organização do evento.
Art. 23. A participação implica o conhecimento das disposições deste edital e a sua aceitação e o descumprimento das normas estabelecidas neste Regulamento acarretará na desclassificação do trabalho.

Campo Grande, 12 de junho de 2014.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
PATRIMÔNIO, ARQUITETURA E CIDADE

NOME (RESPONSÁVEL):

EQUIPE(MEMBROS):

ENDEREÇO:

EMAIL:                                                                            CELULAR


TEMA INSCRITO (escolha um deles e grife)

1. A Universidade e as sua relação com a cidade: 
2. A cidade preservada: arquitetura e memória:
3. Arquitetura e Urbanismo na contemporaneidade e os novos desafios: 
4. A tecnologia, a conservação do patrimônio e as ações:

CATEGORIA DO TRABALHO (escolha um deles e grife)

1. Pesquisa Científica
2. Projeto de Extensão
3. Relato de Experiência
4. Propostas para Discussão

FORMA DE APRESENTAÇÃO: 
1. ORAL
2. POSTER